A QUEDA DA BASTILHA- RESUMO


A Revolução Francesa é um dos fatos da História mais conhecido em todo o mundo. E um de seus principais acontecimentos foi a Queda da Bastilha. A bastilha era uma fortaleza, construída em 1370, em Paris, durante a Guerra dos Cem Anos, servindo de portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine que mais tarde foi ampliado com o intuito de defender o lado leste de Paris, sendo considerado o ponto de defesa mais forte da muralha do rei.
Após a guerra, a Bastilha foi usada pela realeza francesa como prisão estadual, onde eram colocados aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder dos reis. Muitos intelectuais e políticos foram presos nessa prisão, entre os mais famosos estão Bassompierre, Foucquet, o homem da máscara de ferro, duque de O’rleans, Voltaire, Latude entre outros.
Para quem não sabe a Revolução Francesa teve como um dos fatos importantes que pode ter ajudado a desencadeá-la o aumento do preço do pão. Pois devido a esse fato muitas revoltas por parte do povo se formaram em Paris e no interior da França até 14 de julho de 1789 quando os revolucionários atacaram e tomaram a Bastilha, libertando os presos políticos.

Esse ataque à Bastilha ocorreu porque um jornalista, Camille Desmoulins, espalhou o boato de que as tropas reais estavam prestes a começar uma repressão sangrenta sobre o povo de Paris. Então para se defenderem o povo começou a saquear armas e houve outro boato de que na Bastilha se encontraria um grande arsenal. Então o povo se dirigiu para lá e começou o massacre.

Publicidade:


O governador da Bastilha, o marquês Launay ainda tentou negociar, mas os guardas descontrolaram-se e começaram a disparar na multidão. Assim o tiroteio durou cerca de quatro horas e terminou com a morte de 98 pessoas do povo e apenas um dos guardas da Bastilha.

O marquês Launay ainda teve um fim trágico, pois foi decapitado e sua cabeça foi espetada na ponta de uma lança, que desfilou pelas ruas em uma comemoração macabra.

Esse momento em que houve a Queda da Bastilha foi um dos mais importantes e marcantes para a queda da monarquia francesa. Devido a esses acontecimentos o rei Luís XVI foi forçado a convocar uma Assembléia dos Estados Gerais, onde estavam presentes representantes de todas as classes sociais, como do Clero, da Nobreza e do Povo.

Assim no dia 17 de julho, os representantes do povo se proclamaram Assembléia Nacional, assim mostrando o nível de organização dos burgueses, fazendo com que o rei fosse obrigado a aceitar que o povo também era capaz de elaborar leis. E esse foi o início dos conflitos entre o povo e a nobreza que foram muito marcantes para a Revolução Francesa.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
A QUEDA DA BASTILHA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...