COMO FAZER RESENHA CRÍTICA- EXEMPLOS



Apesar de muitas pessoas já terem ouvido falar sobre resenha crítica, ainda são muitas as que não sabem o que vem a ser uma resenha ou quando sabe é apenas por alto, não conseguindo definir corretamente o que vem a ser uma.

A resenha é um texto resumido sobre algum produto novo que merece uma divulgação. Esse produto pode ser uma coleção, um filme, capítulos ou alguma obra. Geralmente os jornais e revistas fazem muitas resenhas críticas para sintetizar e avaliar seus pontos fortes e fracos. Apesar de ser um texto resumido, este deve ser o mais objetivo e claro possível, porque mesmo com um menor espaço para divulgação é preciso passar a ideia exata do que se quer.

Mas vale ressaltar que não é qualquer pessoa que pode fazer uma resenha crítica. Essa deve ser elaborada por alguém com conhecimento na área e que tenha uma opinião formada e considerações embasadas em diversas evidências desta ou de outras obras já analisadas anteriormente. Muito mais que um resumo é preciso estar provido de um conhecimento capaz de explicar claramente sobre o tema abordado sendo a explicação resumida mas capaz de expressar tudo que se deve ser mostrado de forma coerente, objetiva e o mais claro possível.

Publicidade:


Para que uma resenha seja feita adequadamente é necessário que o responsável por ela se preocupe com determinados detalhes, por exemplo: fazer referência bibliográfica da obra (ABNT), apresentar alguns dados bibliográficos do autor, fazer uma síntese da obra sem se prender aos detalhes e finalmente fazer o ponto alto da resenha que é a avaliação crítica. Só por estes detalhes já imagina-se que muitos não têm a menor condição de fazer uma resenha crítica. É preciso dominar todos estes itens citados e mais ainda, ter conhecimento teórico e prático do assunto a ser abordado para que a resenha crítica seja realmente válida.
Seguindo essas etapas você conseguirá fazer uma resenha crítica adequada e completa. Você pode inclusive fazer uma breve pesquisa em revistas científicas e em periódicos em bibliotecas e conferir como os profissionais que trabalham com esse tipo de material fazem seus textos.

Veja abaixo um exemplo de resenha crítica do livro Violência Urbana, clique para ampliar:

O mais importante é que você tenha consciência de que uma resenha deve ser elaborada sempre com conteúdo forte e evidências sustentáveis. Você não pode simplesmente querer fazer uma resenha sobre algo que você não conhece, pois dessa forma você irá cometer um dos seguintes erros: uma crítica vazia ou elogios gratuitos. E o pior, poderá passar informações não comprovadas ou ainda que não são verdadeiras o que seria um gravíssimo erro.

Lembre-se que a resenha é muito mais que um simples resumo. A resenha crítica avalia determinada obra apontando seus pontos fortes e fracos se houver. Ao fazer uma resenha crítica todos estes cuidados precisam ser tomados para que ela seja bem elaborada e apresente todo seu conteúdo de forma objetiva e coerente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO FAZER RESENHA CRÍTICA- EXEMPLOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...